Duas escolas estaduais de Juiz de Fora são selecionadas para ensino bilíngue; veja quais
13/01/2026
(Foto: Reprodução) Escola Estadual Professor José Saint Clair de Magalhães Alves, em Juiz de Fora
Letícia Damasceno/g1
Duas escolas da rede estadual de ensino de Juiz de Fora estão na lista das 30 instituições mineiras selecionadas para a primeira etapa de implantação do Minas Bilíngue, projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) que foi lançado em 2025 e passa a ser implementado a partir deste ano.
São elas: Maria Ilydia Resende Andrade, do Bairro Furtado de Menezes, com aplicação do inglês, e Professor José Saint Clair M Alves, no Bairro Santa Clara, com ensino do espanhol.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A iniciativa promove o ensino bilíngue e intercultural, articulando competências linguísticas, cognitivas, culturais e socioemocionais para escolas que oferecem Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), sem aumento da carga horária dos estudantes.
“Com o Minas Bilíngue, os estudantes podem aprender o conteúdo tradicional usando a língua portuguesa, mas também essa segunda língua. Isso é importante, pois mais oportunidades se abrem aos estudantes mineiros e tenho certeza que será um salto importante de qualidade para a nossa rede”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Idiomas aplicados
As aulas terão início no dia 4 de fevereiro, marcando o início da execução do projeto em sala de aula. Nas escolas bilíngues, a língua estrangeira adicional — escolhida pela comunidade escolar — passa a ter carga horária ampliada e é integrada a outros componentes curriculares.
Conforme a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a seleção das instituições considerou critérios como a adesão da comunidade escolar, a capacidade de oferta do ensino em tempo integral e o diagnóstico da proficiência linguística dos profissionais da rede.
“Esses projetos inovadores são sempre muito bem aceitos pelo corpo docente quando vêm para a escola, e, principalmente, pela nossa comunidade escolar. Tenho certeza que teremos um ano de muito aprendizado e rendimento”, avaliou Marinez Miranda, diretora da Escola Estadual Maria Ilydia Resende de Andrade, de Juiz de Fora.
LEIA TAMBÉM:
Professor transforma bairro em sala de aula e é finalista do Prêmio Educador Nota 10 com projeto de sustentabilidade
Escola Estadual Delfim Moreira volta a funcionar no Palacete Santa Mafalda, em Juiz de Fora
TV Integração homenageia professores no MG1
TV Integração homenageia professores no MG1
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes