Hélio Costa ressalta a inovação e liderança do presidente da TV Integração, que completa 88 anos
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Hélio Costa ressalta a inovação e liderança do presidente da TV Integração, que completa 8
"O Tubal é um visionário, é um pioneiro. Ele é o pioneiro na região do Triângulo Mineiro e certamente em Minas Gerais, porque é ali que se dá o primeiro passo para criação de uma rede televisão do nosso estado."
Esse é o olhar do jornalista e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa em relação ao presidente do grupo Integração, Tubal de Siqueira Silva, que completou 88 anos na última segunda-feira (27).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Hélio Costa no documentário "Minas no Mundo"
TV Integração/Reprodução
Costa relembra a mudança do nome TV Triângulo para TV Integração, já com Tubal Siqueira à frente da empresa. "Eu acho que o nome escolhido, substituindo de Triângulo para Integração, exatamente o que o grupo da TV Integração fez na região, porque estas regiões se integraram realmente através da televisão. É transformação de um veículo de comunicação num veículo de integração."
De acordo com Costa, Tubal Siqueira é uma referência nacional e orgulho de todos os mineiros.
"Você é um visionário. Você vive lá na frente. Você ajudou as pessoas, ajudou a sua terra, sua região, seu estado. Você é uma referência nacional. Criou em Minas Gerais uma empresa que é, na verdade, exemplo para todo mundo. Quem quer fazer TV, vai lá em Uberlândia ver como é que foi feito, de que maneira foi feito. Com carinho, com amor, dedicação, competência, trazendo as pessoas certas, os profissionais que realmente ajudaram a fazer esse belíssimo trabalho."
Veja também:
Roberto Irineu Marinho enfatiza pioneirismo do presidente da TV Integração, que comemora 88 anos
Frases marcantes sobre jornalismo e televisão: presidente da TV Integração comemora 88 anos
Ousadia e paixão pela TV: presidente do Grupo Integração, Tubal de Siqueira Silva comemora 88 anos
'Minas no Mundo': assista no Globoplay a história de Tubal de Siqueira Silva
À frente em inovação
Tubal de Siqueira Silva, presidente do Grupo Integração
TV Integração/Reprodução
Para Hélio Costa, Tubal Siqueira e a TV Integração sempre estiveram à frente nas inovações e revoluções da radiodifusão.
Um exemplo está em quando Tubal foi ao Rio de Janeiro propor à direção da Globo comprar o Jornal Nacional e a novela das 20h. "Naquela época, eles não vendiam. Isso não existia. A ideia de rede começa a surgir naquela ocasião. Na verdade, ele estava criando, ali, a primeira afiliada da TV Globo", explicou.
"O Tubal sempre esteve à frente disso. Sempre esteve acompanhando a modernização do setor. Isso foi muito importante pra região, porque a região também começa sentir a importância da televisão. A Integração está rigorosamente atualizada dentro de tudo que está acontecendo na televisão mundial. Não tem nada que você vê em Nova Iorque, que você não vê em Uberlândia ou em Ituiutaba ou em Araxá.", afirmou Costa.
Liderança inspiradora
Conforme o jornalista e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, Tubal Siqueira sempre foi uma liderança inspiradora. "Porque era de uma forma tão genuína o envolvimento dele na televisão. Ele trabalhava de uma forma tão integrada com seus funcionários com as pessoas, com seus profissionais, que aquilo ali é bonito de ver", explicou Costa.
De acordo com ele, Tubal abriu caminho para as afiliadas Globo. "Na época, eu acho que existia poucas emissoras de TV no Brasil que não aceitaria um convite para ser afiliada. Pelo contrário, todas elas queriam participar desse crescimento da Rede Globo. Até porque tinha uma coisa que diferenciava também a TV Globo de uma forma muito importante, que era a imagem perfeita."
Padrão Globo
Tubal de Siqueira Silva no documentário Minas no Mundo
TV Integração/Reprodução
Segundo Hélio Costa, a relação que Tubal Siqueira tem com os profissionais que trabalham com ele se destaca. "O carinho, o tratamento. Não só ele, mas os filhos todos, a família. Isso aí é uma coisa meio modelo que o Tubal fez tudo num chamado 'padrão global', que foi criado certamente pra deixar as pessoas felizes", explicou.
Conforme o ex-ministro das Comunicações, a TV Globo e as afiliadas se tornaram referência de local para trabalhar. "Todo mundo sabia que a TV Globo era um bom lugar pra se trabalhar, era um patrão que pagava bem e tinha um status. E, evidentemente, o Tubal repetiu no Triângulo Mineiro", afirmou Costa.
De Uberlândia para quase 250 cidades de Minas
TV Integração, sede emissora em Uberlândia
Luís Fellipe Borges/g1
Em 1964 entra ao ar, em fase de testes, a programação da TV Triângulo, no canal 8. A estreia oficial veio um mês após.
Em 1969, a TV brasileira inaugurou a transmissão de programas em escala nacional. Dois anos depois, a TV Triângulo foi vendida para um grupo de empresários, entre eles, Tubal de Siqueira Silva, atual presidente da emissora.
Em 1970, a TV mudou do prédio que ocupava na Rua Buriti Alegre, no Bairro Martins, para se instalar na Rua Rio Grande do Norte, no Bairro Umuarama, onde permanece. No mesmo ano, Tubal Siqueira se tornou diretor-geral da emissora.
Em 1972, o canal fechou um contrato de exclusividade com a Rede Globo se tornando a primeira afiliada no país. Neste momento, a TV Triângulo passou a transmitir a programação, com a abertura de alguns espaços na grade para o telejornalismo local, modelo mantido atualmente.
Na década de 1980, os empresários Tubal de Siqueira Silva e Luís Humberto Dorça investiram na expansão da área de cobertura para outras regiões de Minas Gerais. Dessa forma, veio a concessão de uma emissora em Ituiutaba. Na década seguinte, o grupo conquistou uma concessão em Araxá.
Em 2004, as três emissora do grupo são reunidas sob uma única marca, a TV Integração, compartilhando a mesma identidade visual e posicionamento no mercado.
Em 2007, mais um processo de expansão é iniciado com a aquisição de parte da TV Panorama, em Juiz de Fora. Já em 2012, o grupo finalizou a compra total da TV da Zona da Mata, passando também a se chamar TV Integração.
Em 2011, a TV Integração expandiu o seu conteúdo jornalístico para a internet com g1 e ge. Hoje, são 5 portais regionais de notícias e esporte.
Quatro anos depois, em 2016, a TV Integração recebe mais uma outorga, dessa vez, para Uberaba. Hoje, o grupo totaliza 5 concessões de TV em Minas Gerais.
A história de Tubal Siqueira no streaming
Em dezembro de 2024, em comemoração aos 60 anos da TV Integração, a história do empresário à frente da emissora foi contada no documentário Minas no Mundo.
"Essa é a força da televisão: ela mostra! Ela não escreve, ela não diz, ela mostra. No momento em que a pessoa não tiver interesse, não gostar da radiodifusão, não deve trabalhar com televisão. A televisão exige muito de quem ali trabalha!", disse Tubal ao programa especial.
A produção especial de 47 minutos pode ser assistida aqui.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas